quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Mitos x Verdades: sobre a pele oleosa

Hello princesas do meu coração, tudo bem com vocês?
Peço desculpas pela minha ausência, no post anterior comentei que estou meio dodói e não melhorei ainda, mas tempos de bênção estão vindo por aí.. tenho fé!
Hoje o post é bem mais escrito do que com fotos devido o assunto que escolhi trazer pra vocês, eu tinha váááárias duvidas sobre a pele oleosa, a minha é mista, oleosa na zona "T" mas pra mim dá no mesmo, é a parte mais aparente do rosto e que chama mais atenção, cuido da minha pele como se fosse toda oleosa, isso está um pouco errado pois as bochechas são secas, porém fazendo umas pesquisas aprendi que é assim mesmo que devo cuidar dela e só passar um pouco mais de hidratante nas bochechas. E devido as minhas dúvidas acredito que ainda tenha muita gente com perguntas sem respostas sobre esse assunto.
Quer tirar suas dúvidas? Então vem comigo!


Cerca de 80% das mulheres brasileiras tem a pele mista ou oleosa, fiquei chocada com essa informação. é muita gente com a mesma dor de cabeça pra se livrar daquele brilho seboso no rosto, e os cravos e espinhas? Chato demais, da uma sensação de estar suja, com o rosto sujo, sei lá. 
Vamos então aos mitos e verdades, e evitar esse inconveniente de cada dia.

  • Lavar o rosto muitas vezes ajuda a diminuir a oleosidade na pele? 
MITO,  fazer isso causa o efeito contrário, aumenta a oleosidade na pele. É um mecanismo de defesa do corpo, quando fazemos isso tiramos a camada de sebo que protege a nossa pele contra a desidratação e diversos outros fatores. E o que aconteceria se a pele não produzisse mais óleo? A água que tem na nossa pele iria evaporar e a pele ficaria desidratada, causando descamação e envelhecimento precoce, que é o que acontece com as peles secas. Ai você me pergunta: "Ah Gabi, e agora quem poderá me defender?". Temos muitos produtinhos no mercado que nos ajudam, até mesmo alguns que nem são "cosméticos", o lenço umedecido de bebês por exemplo é um grande aliado pra ter na bolsa e te salvar na correria do dia a dia. É claro que não pode sair esfregando ele na cara se você estiver maquiada porque vai sair toda sua make, pra tirar a oleosidade vai dando encostadinhas com o lenço nos locais desejados do rosto. Mas se não estiver de maquiagem, esfrega tudo no rosto mesmo que é bom que dá uma limpadinha nas poeirinhas que pegamos na rua, rs.

  • Pele oleosa envelhece menos? 
VERDADE, uhuul finalmente alguma vantagem em ter a pele assim, a pele oleosa é mais resistente a ação dos raios UV e sofre menos com seus danos, e pelo motivo que disse na pergunta anterior sobre a desidratação, que são os fatores que aceleram o envelhecimento da pele. Mas não vai pensando que não precisa de protetor solar só por isso não hein, por favor. Precisa de usar protetor solar oil-free sempre que for se expor ao sol pra quando tiver 30 anos ter a carinha de 20 haha (esses 10 anos mais jovem, não é cientifico é só uma brincadeirinha, rs.)

  • O uso do protetor solar aumenta a oleosidade? 
MITO,  o uso de protetores solar são indispensáveis no dia a dia, hoje a cosmetologia evoluiu muito e existem muitos protetores oil free e com efeito matte que é melhor ainda pra nos livrar do brilho em excesso. Além do combate ao envelhecimento precoce, previne muitas doenças de pele, inclusive o câncer de pele. Porém se comprar o produto errado, sem ser próprio pro seu tipo de pele, vai aumentar a oleosidade sim e possivelmente aumentar o número espinhas, como qualquer outro produto inadequado que usar. Por isso prefira os produtos em gel, oil free, sérum ou toque seco. Assim vai ficar mais bonita e cuidar da saúde ao mesmo tempo.

  • Banho quente aumenta a oleosidade? 
VERDADE, banho quente é uma delícia mas também é um vilão para a nossa pele em todos os aspectos. A água quente retira a camada de gordura da pele e como defesa o nosso organismo tende a produzir mais, a mesma coisa que expliquei em relação a lavar o rosto toda hora. O certo seria banho frio, que apesar de eu não gostar é o que faz bem a pele, ou morno.

  • Quem tem a pele oleosa não pode usar maquiagem? 
MITO, claro que podemos usar maquiagem e acredito que mesmo sem poder usaríamos, rs. O uso de maquiagem aumenta a produção de sebo, porque obstrui os poros e a pele não respira, maaaas.. com a evolução da cosmetologia agora existem maquiagens que até ajudam no controle da oleosidade. É só escolher o produto adequado pra sua pele e fique mais linda.

  • A alimentação influencia na produção do sebo? 
VERDADE, é o que eu sempre falo, a beleza começa por dentro, tanto em relação a alimentação e afins como no coraçãozinho, mas o papo aqui é comida. Muitos alimentos, principalmente carboidratos e lipídios são grandes vilões e são os mais gostosos (aaah, vida rs.) pela grande quantidade de óleos presente nesses alimentos reflete tanto em nossa saúde quanto em nossa pele, e quando eu falo reflete eu quero dizer que reflete mesmo, fica aquela coisa brilhosa cheia de óleo, rs. A dietinha não é só para emagrecer, mas também para cuidar da saúde e da pele, então força na peruca e bora evitar certos alimentos ou comer em menor quantidade e com a menor frequência. Uma vez me disseram: "Você é o que você come." . O que você é então? Vish, rs.

Então é isso meus amores, existem muitos outros mitos e verdades  sobre esse assunto mas decidi parar por aqui antes que se cansem de ler. Espero que seja útil e ajude a todos, e a palavra de hoje está em:
Isaías 55:6 
''Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; chamem por Ele enquanto está perto.'' 

Um super beijo e até a próxima! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para mim <3